O Tribunal de Contas da União (TCU) assume hoje (1º/12) a presidência do SAI20, o grupo de engajamento composto pelas instituições superiores de controle (ISC) dos países que integram o G20. Atualmente, a Índia está à frente do SAI20. A cerimônia de transmissão de liderança será realizada na próxima segunda-feira (4/12), em encontro virtual com representantes de diversas ISC.
O tema central do SAI20 está alinhado à agenda do G20, que traz financiamento climático e combate à fome e à pobreza como preocupações globais e urgentes, demandando a atenção e a ação coordenada das ISC.
Ao assumir a presidência, o TCU compromete-se em liderar as discussões e propor soluções por meio da promoção de políticas públicas responsáveis que impactam positivamente o meio ambiente e as comunidades.
Sobre o SAI 20
O SAI20 – Supreme Audit Institution Engagement Group of 20, na sigla em inglês – foi concebido a partir da iniciativa do Conselho de Auditoria da República da Indonésia (BPK) em setembro de 2021. O grupo apoia governos na restauração das condições econômicas globais e no desenvolvimento de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida em todo o mundo.
Desde a concepção, o SAI20 realiza encontros técnicos virtuais e presenciais para estabelecer compromissos, regras e agendas de trabalho. Em 2024 estão previstas duas agendas presenciais no Brasil: o Senior Officers e o SAI20 Summit.
Entre os objetivos do grupo estão o compartilhamento de melhores práticas e esforços para abordar desafios globais, como a pobreza, a fome e as questões relacionadas às mudanças climáticas.