TCU recebe instituições de controle na primeira reunião presencial do SAI20

Nos dias 16 e 17 de abril, Brasília vai receber a Reunião de Oficiais Sêniores (Senior Officials Meeting) do SAI20. O encontro de caráter técnico vai reunir o grupo de engajamento das instituições superiores de controle (ISC) dos países que integram o G20. A abertura acontece no dia 16 de abril, às 9h, no auditório Ministro Pereira Lira, na sede do Tribunal de Contas (TCU). As demais atividades do evento, restritas aos representantes das ISC e aos especialistas convidados, serão realizadas no dia 17 de abril no Instituto Serzedello Corrêa (ISC). As inscrições para a cerimônia de abertura e para o primeiro painel do encontro podem ser realizadas por meio do portal de eventos do ISC.

Com programação distribuída entre a sede do TCU e o ISC, o encontro é uma das ações preparatórias organizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para a Cúpula Anual do SAI20 (SAI20 Summit), que ocorre em Belém, no Pará, em junho. A reunião vai abranger discussões em torno dos temas de combate à fome e à pobreza e de financiamento climático e transição energética, ambos escolhidos em alinhamento à agenda do G20 e às prioridades do governo brasileiro durante a presidência do bloco em 2024.

Durante os dias do evento, as ISC participantes, a partir de debates em diferentes painéis e sessões temáticas, irão elaborar a primeira versão do Communiqué, documento em formato de declaração conjunta em que as instituições fornecem recomendações concretas aos governos do G20, reconhecendo o valor estratégico de sua atuação para as políticas de financiamento climático e de combate à fome e à pobreza.

A Reunião de Oficiais Sêniores consiste no primeiro encontro presencial desta edição do SAI20, que contou recentemente com a realização de quatro sessões técnicas virtuais, ocorridas entre fevereiro e março, com a participação de 18 ISC. O objetivo foi identificar e priorizar colaborativamente os principais temas relacionados à atuação das ISC no âmbito dos dois eixos temáticos elegidos para nortear o SAI20 na edição deste ano.

A partir de um conjunto de mensagens-chaves endossadas em consenso pelas ISC, o evento em Brasília será a oportunidade para a consolidação das principais recomendações políticas a comporem o Communiqué, garantindo que o posicionamento do grupo de engajamento reforce o papel fundamental dessas instituições para aprimorar as políticas, programas e projetos implementados pelos países do G20 contra as mudanças climáticas, a fome e a pobreza.

Além de representantes técnicos de alto escalão (Seniors Officials) designados pelas ISC integrantes do SAI20 e por ISC convidadas pelo TCU, presidente desta edição do SAI20, a Reunião de Oficiais Sêniores também vai contar com a presença de autoridades do órgão de controle e do governo brasileiro. Para contribuir com as discussões do fórum, também foram convidados especialistas técnicos e representantes de organismos internacionais com atuação relevante nos dois temas, como o Banco Mundial; Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ); e organizações do sistema das Nações Unidas.

Informações gerais sobre a reunião de oficiais sêniores

A Reunião de Oficiais Sêniores do SAI20 terá início no dia 16 de abril, às 9h, no Auditório Ministro Pereira Lira – Ed. Sede do TCU, em Brasília. As inscrições para a cerimônia de abertura e para o primeiro painel do evento podem ser realizadas por meio do portal de eventos do Instituto Serzedello Corrêa. Demais atividades do evento, restritas aos representantes das ISC e aos especialistas convidados, acontecerão no ISC.

A programação na íntegra está disponibilizada no portal do SAI20.

Saiba mais sobre o SAI20

À frente do SAI20 em 2024, o TCU é responsável pela produção de conteúdo para o site e os perfis do SAI20 no Instagram e no X (antigo Twitter). As redes sociais trazem atualizações sobre o SAI20, novidades do grupo, notícias e os detalhes dos encontros no Brasil. No site, estão disponíveis o histórico do grupo, galeria de fotos e documentos oficiais.