Grupos de engajamento do G20 reúnem-se com presidente Lula

Na segunda-feira (11/11), o Tribunal de Contas da União (TCU) representou o SAI20 na reunião dos grupos de engajamento do G20 com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Os temas apresentados pelos grupos de engajamento durante o encontro serão levados à Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. O SAI20 é o grupo de engajamento que reúne as instituições superiores de controle (ISC) dos países que compõem o Grupo dos Vinte, presidido pela Corte de Contas brasileira.

O chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro-substituto do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, também participaram. Pelo TCU, estiveram na reunião o secretário-geral adjunto de Controle Externo, Junnius Arifa, e a assessora da Secretaria-Geral da Presidência Raisa Ojala.

Na ocasião, o ministro Márcio Macêdo reconheceu o trabalho do SAI20 e reforçou o papel do grupo de engajamento das instituições superiores de controle (ISC) nas discussões internacionais. Em 2024, sob a presidência brasileira, o SAI20 tem como foco as transições energéticas justas e inclusivas, o financiamento climático e o combate à fome e à pobreza. Ao longo do ano, foram realizadas sessões técnicas virtuais sobre os temas prioritários do grupo, a Reunião de Oficiais Sêniores, em Brasília, e a Cúpula do SAI20, em Belém.

Na avaliação do dirigente do TCU Junnius Arifa, o encontro ressalta a importância de se integrar a sociedade civil e outros grupos de engajamento nas discussões do G20 e amplia a voz das instituições superiores de controle (ISC). “Como líderes do SAI20, participar da reunião dos grupos de engajamento do G20, com a presença do presidente Lula, reafirma nosso papel essencial na promoção da boa governança e na garantia de transparência em todos os níveis”, observa Arifa.

A assessora da Segepres Raisa Ojala lembra que a atuação do SAI20 é transversal, e o grupo pode contribuir para vários temas relevantes para a sociedade. “O SAI20 tem o compromisso de fortalecer a transparência, a responsabilidade e a boa governança nos países que compõem o G20. A reunião foi a oportunidade para reforçar o trabalho das ISC na formulação de políticas que promovem gestão pública eficaz e a confiança nas instituições governamentais”, afirma.

Grupos de engajamento

Os grupos de engajamento compõem o G20 Social, trilha do G20 que permite que diferentes setores da sociedade sejam ouvidos e contribuam para decisões globais. O G20 Social é composto por 13 grupos de engajamentoSAI20 (instituições superiores de controle), B20 (negócios), C20 (sociedade civil), J20 (supremas cortes), L20 (trabalho), O20 (oceanos), P20 (parlamentos), S20 (ciências), Startup20 (startups), T20 (think tanks), U20 (cidades), W20 (mulheres), Y20 (juventude), além de dois grupos não-oficiais: o G20 Favelas e o Favelas 20 (F20).